17.10.09

Pra falar de saudade...

Hoje eu vinha no ônibus com a Fernanda (Média) conversando sobre as coisas que sentiríamos saudade de Dublin quando retornássemos à terra brasilis. Em se tratando de uma conversa entre Fernanda e Fernanda é bem esperado que o tópico comida fizesse parte do diálogo. Mas é aí que vem aquele ponto de interrogação: dá para sentir saudade da comida irlandesa? E eu respondo: hmmmmmm dá, e explico.

Entendo que a comida irlandesa não tem fama de ser a melhor comida do mundo e não esperem me encontrar no Brasil infeliz com meu prato de arroz, feijão, bife e batata frita. A questão é que encontramos em Dublin um nicho de cheap delicious junk food não esperado.

Funciona assim: a Irlanda tem três grandes supermercados que oferecem produtos de sua própria marca, "genéricos" (Dharma products), a um preço abaixo da metade do preço de mercado. Sim, se normalmente um pacote de macarrão custa 1 euro, o pacote de macarrão da marca genérica do supermercado vai custar 30 centavos. Aí vocês vão me dizer que isso também acontece no Brasil, que a marca Casas da Banha (whatever) também vende produtos genéricos abaixo do preço do mercado...

... mas meu amigo, eu vou te falar que a qualidade dos genéricos aqui é alta. Não há uma grande diferença entre consumir os produtos de marca e os produtos genéricos. O macarrão genérico é tão bom quanto o de marca.

Aí, vale muito a pena comentar uma dessas marcas-não-marcas em especial, a St. Bernard. E esse é um nome que ecoará por muito tempo nas nossas lembranças.

A St. Bernard é a mais genérica de todas as marcas que eu já consumi na minha vida. Todos os seus produtos vêm em uma embalagem branca com uma singela faixa azul com o nome St. Bernard estampado. Segue a foto.


(produtos St Bernard's com sua singela faixa azul)
O grande borogodó da St. Bernard é o custo benefício dos seus produtos. Pela foto vocês já perceberam a variedade dos produtos (e a nossa obsessão com eles), mas ainda vendem desde de shampoo até travesseiro, a salvação de qualquer desempregado na cena dublinense.

"Só de ver essa lasagna já me dá água na boca, foi uma das melhores lasagnas que eu já comi na vida. 3.50 por dois pacotes. Quanta felicidade para um desempregado poder comer mini pizzas com wedges numa quarta feira congelada, tudo por menos de 1 euro. Isso para nao falar dos maravilhosos cookies, que tanta felicidade nos deram enquanto descansávamos nossos corpos cansados de não trabalhar, felicidade a 49 centavos", diz Fernandona enquanto olha para a foto.

Para resumir, vou sim sentir muita falta dos produtos genéricos daqui, a alegria monetária aliada com o deleite do paladar...
porque ninguém precisa saber que engordamos mais de 5 kilos em 2 meses, mas isso aí é outra história...

2 comentários:

  1. Simpáticas letrinhas pequenininhas. :o)

    ResponderExcluir
  2. O Bernard vai ficar feliz de saber desaa marca, né?
    E vou fingir que não li as letras miudinhas (até pq ninguém precisa saber tb q engordei um pouquinho, rs...)
    Beijão, mis amores!

    ResponderExcluir

 
Site Meter