20.11.09

La main d'Henry

14 de outubro - Primeiro jogo do knockout para a Copa do Mundo entre Irlanda e França, aqui em Dublin.

Eu esperava ver o jogo na televisão e já estava bem contente com essa opção, já que as televisões daqui de casa são de um tamanho bem considerável. Mas de repente, eis que cai no meu colo um convite para assistir o jogo no Croke Park. Camarote. VIP. Comida e bebida liberadas. Tá bom pra você? Porque pra mim já estava ótimo.

Em condições normais, eu torceria para a França. Mas os bleus sem Zidane já não têm o mesmo charme, ainda que contem a presença de Henry (que veio a ser inimigo público número 1 na Irlanda). Assim sendo, me resta torcer pelos amigos irlandeses, mesmo sabendo que a chance de irem para a copa enfrentando a França era quase nula.

É engraçado assistir a um jogo em que a seleção para a qual você está torcendo é o underdog. Porque nós brasileiros estamos acostumados a ser sempre os favoritos. É claro que de vez em quando alguém resolve ter convulsões antes do jogo ou ajeitar o meião bem na hora de uma cobrança de falta e acaba com as nossas esperanças de mais um título.

No início eu estava tentando me conter e não demonstrar tanto a minha empolgação por estar vendo Henry, Abidal, Gallas, Diarra e cia jogando bem ali na minha frente. E ao lado deles, em verde, Robbie Keane, Shay Given e os outros 9 são os famosos quem? Vai saber! Mas ao longo do jogo eu fiquei contagiada pela animação irlandesa. O estádio tomado em verde, os torcedores apoiando o time, mesmo depois do gol da França. Eu me senti um pouco como se estivesse naquele filme "Jamaica Abaixo de Zero". Já viram? É sobre uns jamaicanos que resolvem competir no bobsled nas Olimpíadas de Inverno. Então, jamaicanos estão para bobsled assim como irlandeses estão para futebol.

A partida terminou 1x0 para a França, mas como dito antes, já era de se esperar. Como irlandês não perde a oportunidade, ele bebe se ganhar e se perder. Além do camarote, e da comida e da bebida liberadas, ainda me dão uma pulseirinha escrito "President's Post Match Reception". Só para VIPs, meu amor. Chego eu na recepção, tomando a minha Coca-Cola e de repente me dizem "Tá vendo aquele ali? Ele é esse cara aqui do pôster. Ele era capitão da seleção irlandesa." Daqui a pouco outro "Tá vendo aquele outro? Paul McGrath, outra lenda do futebol irlandês. E aquele outro ali é o presidente da FAI." E eu ali no meio daquela gente toda e conversando com um senhor bem simpático, que me disse que já foi ao Rio, que todo mundo vai à Copacabana, mas que ele adorou Ipanema. Ainda conversamos sobre futebol e sobre os meus estudos, e eu achando que aquele era só mais um irlandês qualquer simpático. Já deveria eu saber que ninguém ali naquele salão era um qualquer. Eram vários irlandeses importantes e uma brasileira perdida no meio deles. Depois eu fui saber que aquele senhor simpático é um dos ministros da União Européia e que o avô dele foi um dos fundadores da Irlanda e que ele é considerado "political royalty". Tá bom pra você? Porque pra mim assistir jogo de camarote, estar no "President's Post Match Reception", ver jogadores e conversar com um ministro já estava mais que ótimo. Mas tem mais. Estava eu conversando com o meu amigo "political royalty" quando aparece um gorducho com cara de Jabba The Hut. Aí me jogam pra cima do Jabba e dizem "Vai tirar uma foto com ele." E eu "Por que? Quem é esse homem?" *santa ignorância* "É o Primeiro Ministro da Irlanda" "Ahhhh...tá." E foi assim que eu conheci o Primeiro Ministro da Irlanda. Existem milhares de random brasileiros na Irlanda. Muitos mesmo. Quantos desses milhares conheceram o Primeiro Ministro da Irlanda? Provavelmente um: eu! E o Jabba foi simpático também e mais uma vez conversamos sobre o Rio e futebol. Força do hábito.

E eu que só ia ver a partida pela televisão...

18 de outubro - segunda partida do knockout para a Copa do Mundo entre França e Irlanda, lá em Paris.

Dessa vez não teve camarote no Stade de France. Já é querer pedir demais. Um pouco mais de 60 milhões de franceses torcendo para os bleus lá na França e um pouco mais de 4 milhões de irlandeses, alguns milhares de brasileiros que não conhecem o Primeiro Ministro e eu, torcendo aqui.

A missão era bem difícil, quase impossível. Ganhar da França no Stade de France é uma missão para brasileiros, italianos, talvez até (argh) argentinos, mas nunca Irlanda. Ainda assim eles foram com toda a vontade do mundo e marcaram um gol, e não esqueçamos, a esperança é verde. Por quase o jogo inteiro eles acreditaram na Irish Luck e que eles iam pra Copa. Até o Henry meter a mão na bola e acabar com o sonho irlandês. E é isso, acabou a estória. Nada de Irlanda na Copa. Henry inimigo público número 1 do país.


E sabe como os irlandeses choraram as mágoas por não irem à Copa? Um brinde pra quem adivinhar.

3 comentários:

  1. Vou confessar que estava ansiosa por vir aqui e ler um post sobre a tão falada e roubada classificação da França e bye bye da Irlanda.

    Mas confesso que, ao ler o post, só consigo pensar em vc na President's Post Match Reception, tirando foto com velhinho pra lá de importante, neto de uma espécie de Pedro Alvares Cabral destas terras européias e ainda tirando foto com o mesmo pra posteridade!!!

    Choquei de roxo ametista!!!!

    Podre de chique!!!!!!!!!!!!!

    Volto aqui qd me recuperar!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Né, meu amor? Tô metida até a alma. Vou voltar um nojo pro Brasil... =P

    ResponderExcluir

 
Site Meter